Presidente da Câmara Portuguesa é reeleito
O presidente reeleito pretende atrair novos investimentos portugueses para o estado, além de estimular formação de parcerias entre empresas lusas e baianas

A Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia elegeu a nova diretoria e conselhos Consultivo, Fiscal e Jurídico na terça-feira (28). O presidente Antônio Coradinho, sócio-diretor da Corágua, foi reeleito por unanimidade para um mandato de dois anos, tendo Ricardo Galvão (TOTVS), como 1º vice-presidente, e Augusto Carrera, 2º vice-presidente.

Houve ampliação do número de diretores, que passou de cinco para um total de vinte. “O aumento vai tornar a Câmara uma entidade ainda mais forte, pois vai ampliar a atuação dos associados”, afirma Coradinho.

Fazem parte do novo Conselho Consultivo o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Teles, o cônsul de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba, o secretário de Agricultura e ex-presidente da Câmara, Eduardo Salles, o presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos de Meirelles Fonseca, o superintendente do Sebrae-BA, Edival Passos, o presidente da Associação Baiana de Imprensa, Walter Pinheiro, dentre outros.

No elenco de prioridades do presidente reeleito, está a aproximação ainda maior entre Bahia e Portugal, com o propósito de atrair novos investimentos portugueses para o estado, além de estimular a formação de parcerias entre empresas lusas e baianas.

“Estamos planejando a realização de feiras, seminários e rodadas de negócios, no segundo semestre, para fortalecer a geração de novos negócios e a formação de parcerias”, explica o presidente da Câmara.

A Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia completou dez anos em 2013 e está entre as mais jovens do país. As Câmaras do Rio de Janeiro e Pernambuco, por exemplo, têm 100 anos. “A Bahia acordou tarde para a constituição de uma Câmara Portuguesa, mas atualmente nós temos uma das entidades mais atuantes do Brasil”, ressalta o presidente.

Durante a primeira gestão de Antônio Coradinho houve integração de novos associados, a exemplo das empresas, instituições e pessoas físicas: Alves Ribeiro, Siravol, Sata, Sebrae-BA, CAIB, Linhares Castro e Adani Advogados, Agua Marinhs, Antônio Fernandes Neto, Eduardo Giudice, Djalma Costa Lino, Viv e Design Resorts. Na atualidade, são 110 associados.
Sobre a Câmara Portuguesa