Professora de gastronomia da Estácio mostra como preparar uma ceia natalina deliciosa e saudável

Salvador,  18 de dezembro de 2018 –
A comida é, sem dúvida, um dos grandes protagonistas das reuniões natalinas. Contudo, diante da diversidade de opções das ceias das festas de final de ano, a palavra de ordem é moderação. "Não existem alimentos permitidos ou proibidos, o importante é a quantidade e a frequência com a qual são consumidos", afirma a nutricionista e  professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio, Joseni França.

Na hora de escolher os alimentos que serão consumidos, o cardápio deve ser o mais  variado possível com frutas secas tradicionalmente consumidas, mas também dá lugar às frutas regionais e típicas do verão, a exemplo de abacaxi, manga, maracujá, caju e coco. Essas frutas são refrescantes e estão em evidência por suas propriedades funcionais.

Outra pedida é apostar no queijo minas frescal, apoiando os produtos que são nossos na defesa da sustentabilidade. Ele fica bem puro com frutas secas ou acompanhado de uma boa geleia de laranja.

Quem sabe um quiche de massa de farinha integral com azeite de oliva, água e sal. No recheio, ricota, ovos, iogurte natural e toque de noz-moscada. Adicione, para dá colorido e textura, buquês de brócolis ninja ou cubos de cenoura e vagem pré-cozida ou alho poró cortado e, previamente, salteado ou bandinhas de tomate, cereja ou tomate seco.

Lembre também de seu amigo que não pode comer glúten nem leite. Pode ser um escondidinho vegetariano, com purê de aipim bem temperado com alho e cebola. Para recheio, alho poró cortado, cenoura ralada grossa, castanhas picadas e manjericão. Tudo refogado com azeite de oliva e cebola.
e voe na imaginação!

Para os doces, você pode fazer uma geleia de maracujá. A geleia preparada a partir da entrecasca da fruta garante um aproveitamento integral e surpreende as pessoas. Pode ser usado com queijos ou ainda como recheio ou cobertura de um bolo. Faça também um sorbet (sem leite) para refrescar a noite. Use a criatividade e transforme sua ceia de Natal dando um colorido especial à sua mesa assim como à sua árvore de Natal.

Sorbet de morango (sem lactose)
4 bananas sem casca, 2 bandejinhas de morango, 8 tâmaras, 1 colher de sopa de passas brancas (opcional), 1 1/2 xícara de água de coco, 8 castanhas do Brasil (Pará) ou 20 castanhas de caju. Coloque as tâmaras, castanhas e passas de molho na água por 2 horas. Descasque as bananas, divida em pedaços e congele num saco por 2 horas. Lave os morangos, remova as folhas e congele também por 2 horas. Bata as frutas congeladas com água em um bom liquidificador. Comece no pulsar e você obterá um delicioso sorbet cremoso como sorvete. Sucesso garantido!

A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, conta com mais de 500 mil alunos matriculados. Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares - Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

Assessoria de imprensa (BA) Qualidade.Com
Renato Barbosa Filho: 71 2137-9890 / 99192-5807