Equipe de alunos do Centro Universitário Estácio da Bahia participa da 12ª competição Baja SAE Brasil - Etapa Nordeste da competição

Essa é a terceira vez que a equipe “Piratas da Engenharia” participa dessa competição

Salvador, 07 de novembro de 2017 - A equipe “Piratas da Engenharia”, formada por estudantes do curso de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica do Centro Universitário Estácio da Bahia, participa mais uma vez da etapa Nordeste da competição Baja SAE Brasil. O grupo apresentará o seu projeto no dia 10 de novembro, onde será submetido à avaliação. O evento acontece de 10 a 12 de novembro, no Senai Cimatec, na Av. Orlando Gomes, 1.845, Piatã, e constitui a etapa preparatória para a competição Baja SAE Brasil – Ford Motor Company.

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar da competição, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua concepção, projeção, simulação e construção.

As provas começam no dia 10 de novembro com apresentações orais dos projetos e avaliações de segurança, conforto e motor. No dia 11, serão realizadas provas de dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No dia 12, os carros enfrentam o enduro de resistência, com três horas de duração, a prova mais esperada, realizada em terreno acidentado e com muito barro e outros obstáculos. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público.

Participam dessa etapa, 18 equipes de oito estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) mais o Distrito Federal. A equipe, capitaneada pelo estudante de Engenharia Mecânica, Jeferson Dias, e coordenada pelo professor Paulo Esteves. É constituída de 25 integrantes, sendo que 19 cursam Engenharia Mecânica, quatro Engenharia Elétrica e dois Engenharia de Produção.

Segundo Jeferson Dias, capitão da equipe, o projeto está em fase de melhorias para a competição nacional. “Toda parte da estrutura do veículo está pronta, os subsistemas já estão em fase de montagem, mas precisamos de um apoio ainda maior do que já temos da instituição, para que possamos levar o nosso projeto para o Nacional em São Paulo”, declara Jeferson.

Ao falar sobre a etapa Nordeste da competição Baja SAE, o líder do grupo ressalta: “Esta etapa é uma excelente oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem seus projetos para a etapa nacional que acontecerá em São Paulo. Além de ser um momento propício para construir uma rede de relacionamentos, estaremos também em contato com representantes de empresas, como Ford, GM, Mercedes, Bosch, NSK, Schaeffler e Petrobras que são patrocinadoras do evento” diz.

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 47 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e dez mil professores.

A Estácio oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade, além de soluções corporativas e cursos de extensão. A instituição aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e mantém seus currículos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.

Assessoria de Imprensa (BA)
Qualidade.Com Marketing e Comunicação
Atendimento: Renato Barbosa