Imprensa

Especialista em nutrição alerta para os cuidados com uso de dieta detox
A dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas
 
Salvador, 16 de março de 2017 - A detox é uma alternativa para aqueles que exageram e descuidam da alimentação durante as festas. É um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas. Trata-se de uma dieta do tipo vegana e o seu grande diferencial é o consumo de sucos à base de folhas ou frutas, com efeitos antioxidantes, com o objetivo de desintoxicar o corpo dos excessos alimentares como pratos gordurosos, fast food e bebidas alcoólicas.

Muito utilizada por quem deseja perder peso rapidamente, a dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas. No entanto, ela traz alguns riscos à saúde e por isso requer cuidados e acompanhamento de um profissional especializado.

A nutricionista e professora do curso de Gastronomia da do Centro Universitário Estácio da Bahia Estácio Joseni Lima alerta que a dieta detox é muito pobre em proteínas e não deve ser adotada por crianças, adolescentes, gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com debilidades físicas, carências nutricionais ou baixa imunidade.

De acordo com Joseni, não adianta se alimentar mal com frequência e depois desejar que o organismo fique completamente novo após uma dieta desintoxicante “A perda de peso é rápida devido à ingestão reduzida de calorias. Como essa é uma dieta muito restritiva, eu recomendo o acompanhamento de um nutricionista”. O tempo de duração da dieta detox depende do rigor do regime adotado. Se for estritamente líquida, deverá ser feira somente por um período de 24 horas, alerta Joseni.

“Algumas pessoas optam por substituir a refeição por sucos, o que não é saudável e traz prejuízos ao organismo”, diz. Na dieta detox não deve haver consumo de carnes, alimentos industrializados muito processados, embutidos e queijos.

“Ela pode ser feita após as festas, mas é bom lembrar que nosso corpo não pode ficar no vaivém, sendo castigado com excessos de forma constante. A ingestão de alimentos saudáveis deve fazer parte da rotina de quem deseja ter saúde”, complementa.

A professora da Estácio recomenda o consumo frequente de frutas, hortaliças, grãos integrais, brotos, ervas frescas e raízes, suplementadas com sucos ou sumos de hortaliças e vegetais. “Quem adota esse tipo de alimento no dia a dia obtém os benefícios da dieta detox por um período prolongado”, diz.
 
 Sobre a Estácio
 
A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 46 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, a Estácio está presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 500 mil alunos matriculados e uma estrutura de 5 mil colaboradores e 9 mil professores.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e à distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São desenvolvidos e ofertados, ainda, pela instituição, soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados às necessidades do mercado de trabalho e à evolução profissional dos alunos; e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado. Respeitadas as regionalidades e a contribuição individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos, padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.
 
 Assessoria de Imprensa (BA)
Qualidade.Com Marketing e Comunicação
Atendimento: Renato Barbosa
Contatos: (71) 2137-9890; 99192-5807