Estácio lança MBA em Gestão de Negócios Cervejeiros na Bahia e em mais 5 estados do país

Com foco em administração para produtores de cerveja, especialização é oferecida em 17 campi nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina

Salvador, 31 de agosto de 2016 - Diante do crescimento das microcervejarias em todo o país e das oportunidades nas grandes cervejarias, a Estácio lança o MBA em Gestão de Negócios Cervejeiros no estado da Bahia (Salvador: campus Gilberto Gil), oito campi no Estado do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Barra da Tijuca, Praça Onze/Centro, Niterói I, II e III, Petrópolis, Macaé e Nova Friburgo), dois no Estado de São Paulo (Capital/Chácara Flora e Ribeirão Preto), quatro no Rio Grande do Norte (Natal: Alexandrino, Ponta Negra, Romualdo e Zona Norte); um em Sergipe (Aracaju), e  um em Santa Catarina (Florianópolis). As inscrições estão abertas e a previsão de início do curso é outubro deste ano.

Atualmente, o mercado de cerveja é um dos que mais emprega no Brasil, com cerca de 2,7 milhões de postos de trabalho – entre empregos diretos, indiretos e induzidos.  A área também está aquecida para quem deseja empreender: já são 391 microcervejarias, num total de 450 fábricas produtoras de cerveja no país. Nos últimos três anos, o número de fábricas de pequeno e médio portes aumentou 81% no Brasil.

Com duração de 18 meses e mais seis meses de trabalho de conclusão de curso, o MBA será oferecido inicialmente na modalidade presencial, mas já há perspectiva de uma versão flexível – parte presencial e outra a distância –, pois parte das disciplinas são práticas e acontecem em laboratório. Assim como as demais especializações, o curso é voltado a profissionais graduados nas mais diversas áreas de conhecimento.

“O curso da Estácio é o único no país com foco em gestão, justamente para preencher uma lacuna no segmento das microcervejarias: os empreendedores geralmente entendem muito do processo de produção, mas não dominam a gestão do negócio”, explica o coordenador do curso, Cesar Peixoto. “Acompanho o mercado desde os anos 1990, sou colecionador de cerveja, fiz curso de cerveja artesanal e sei que o mercado é cruel, por isso queremos preparar melhor os interessados em atuar na área”, complementa.

Com tutela da tradicional área de Gastronomia da Estácio, que completou 15 anos em 2016, o MBA é composto por disciplinas teóricas, como economia empresarial e cadeia de suprimentos, e práticas, como método produtivo, em que são realizadas todas as etapas de produção, em laboratório; testes laboratoriais, que garantem a qualidade do produto; e microbiologia da cerveja, uma parte específica sobre a levedura. Também estão previstas visitas técnicas.
O curso acontece aos sábados, das 9h às 16h30. Os interessados devem acessar http://pos.estacio.br/ ou entrar em contato com a central de relacionamento 0800 021 3737.

*dados de 2015, Sebrae e CervBrasil

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil completa este ano 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 536 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e a evolução profissional dos nossos alunos e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado.  Respeitadas as regionalidades e a contribuição individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.

Assessoria de Imprensa (BA)
Qualidade Ponto Com Marketing e Comunicação
Coordenação: Núbia Cristina Santos