Imprensa

Estácio treina cinco mil profissionais de saúde para os Jogos Olímpicos Rio 2016
 
 
Salvador, 20 de julho de 2016 - A Estácio, apoiadora dos Jogos Olímpicos Rio 2016, é a instituição de ensino responsável pelo treinamento de cinco mil profissionais de saúde que atuarão durante o maior evento esportivo do mundo. São 1.200 médicos, mil enfermeiros, 400 fisioterapeutas e dentistas, além de 2.400 socorristas (a maioria técnicos de enfermagem e acadêmicos de medicina), que prestarão os primeiros socorros e cuidados avançados aos atletas, comissões técnicas e espectadores.
 
Os treinamentos estão ocorrendo desde o início deste ano, na unidade Adib Jatene, anexa ao campus João Uchoa, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Cerca de quinze professores da Estácio estão envolvidos na capacitação. O conteúdo foi idealizado pela Estácio e está dividido em quatro módulos práticos, que variam de 4 a 16 horas de duração cada.
 
Há simulações de reanimação cardiopulmonar, uso de desfibrilador externo automático, intubação orotraqueal, imobilização e transporte com prancha rígida, reconhecimento dos principais agravos críticos como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, feridas e hemorragias, crises convulsivas entre outros. Nos módulos mais avançados, os voluntários vivenciam cenários realísticos no simulador (robô) e pacientes simulados (atores).
 
“Os principais objetivos do treinamento são dar suporte à vida e garantir o correto atendimento para que riscos maiores sejam evitados. Desenvolvemos um conteúdo com alto grau de customização para o Comitê Rio 2016 e tivemos a preocupação de criar uma dinâmica motivadora para atrair e manter a atenção desse grupo de voluntários”, conta o Dr. Silvio Pessanha Neto, coordenador da Estácio para o treinamento de profissionais de saúde dos Jogos Rio 2016.
 
O nível de complexidade desse treinamento é inédito em eventos de grande porte. Pela primeira vez os voluntários da área de saúde estão tendo acesso a laboratórios com tecnologia de última geração em simulação médica, sendo submetidos a treinamentos com simuladores, que reproduzem com alta fidelidade as condições de pacientes reais. Por meio da metodologia desenvolvida pela Estácio, os voluntários podem praticar repetidas vezes os mais recentes protocolos de urgência e emergência, para que possam atuar nos Jogos Olímpicos com mais segurança e qualificação técnica.
 
Os voluntários serão divididos, de acordo com a sua formação e experiência, no field of play (área de jogo), nos postos médicos de espectadores, postos médicos de atletas, na Policlínica Olímpica, na Vila Olímpica, nas arquibancadas, prestando atendimento a atletas, delegações, família olímpica, espectadores e força de trabalho voluntária.
 
O processo seletivo dos voluntários foi realizado pelo Comitê Rio 2016. Foram recebidas, aproximadamente, 13 mil inscrições. Todos os candidatos foram entrevistados por telefone ou através de ferramenta online.
 
A Estácio é responsável pelo treinamento da força de trabalho dos Jogos Rio 2016. No total, serão capacitados 140 mil pessoas, incluindo 50 mil voluntários, além de mais cinco mil profissionais de saúde. Pela primeira vez na história das Olimpíadas, o treinamento dos voluntários está sendo realizado por uma instituição de ensino. Em Londres, a missão foi cumprida pelo Mc Donald’s.
 
A área da Estácio responsável por essa capacitação é a de Soluções Corporativas, que oferece serviços customizados para grandes empresas.
 
Sobre a Estácio

 
A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil completa este ano 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 536 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores.
 
A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão.
 
Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e a evolução profissional dos nossos alunos e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado.  Respeitadas as regionalidades e a contribuição individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.
  
Assessoria de Imprensa (BA)
Qualidade Ponto Com Marketing e Comunicação
Coordenação: Núbia Cristina Santos
Atendimento:Renato Barbosa
Contatos: (71) 2137-9890; 98876-3503