Com milhares de candidatos, Salvador ganha Centro de Formação de Voluntários para os Jogos Rio 2016
Localizado no Centro Universitário Estácio da Bahia, espaço oferece tour sobre a história dos Jogos e marca o início da seleção local dos mais de 3 mil voluntários

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 inaugurou, nesta segunda-feira (29), em parceria com a Estácio, o Centro de Formação de Voluntários da Bahia, localizado no Centro Universitário Estácio da Bahia, em Salvador. Com 60 m² divididos em dois ambientes, o espaço possibilita a interação dos 3.209 candidatos locais com o Comitê, além da participação em dinâmicas de grupo e atividades voltadas para o treinamento referente aos Jogos e aos eventos-teste que terão início em julho deste ano.

"A meta dos Centros é capacitar voluntários para que eles realizem um trabalho focado e eficiente. Queremos que os candidatos aprendam coisas novas, tenham a oportunidade de viver um momento único e possam dividir a experiência de ter trabalhado no maior evento esportivo do mundo", afirma Flavia Fontes, gerente-geral do Programa de Voluntários.

O Centro de Formação vai promover uma experiência sensorial nos candidatos, para que eles comecem a entrar no clima dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao longo do mês de julho, os candidatos da Bahia devem comparecer ao Centro na Estácio para conhecer um pouco mais sobre os Jogos e participar da seleção.

“Esta parceria com a Rio 2016 é motivo de orgulho para a Estácio. Por meio de nossa área de soluções corporativas, temos o desafio de construir 1,5 mil cursos diferentes para capacitar milhares de voluntários. Trata-se de um projeto complexo, de amplitude nacional e visibilidade internacional, no qual mais de 200 professores nossos estão envolvidos”, afirma Juarez Junior, diretor do Centro Universitário Estácio da Bahia.

Rio de Janeiro, São Paulo, Vila Velha, Brasília e Curitiba já contam com Centro de Formação de Voluntários, todos dentro de unidades da Estácio, apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Postos itinerantes vão percorrer outras 10 cidades brasileiras selecionando candidatos para diversas vagas. Pessoas inscritas que residem em outros países serão entrevistadas pela internet.

Centro de Formação de Voluntários RIO 2016
Data: 29/06/2015 a 25/07/2015
Horário: visitas guiadas das 11h às 16h (agendar com assessoria)
Local: Centro Universitário Estácio da Bahia
Endereço: Campus Gilberto Gil – Rua Xingu, 179 – Jardim Atalaia, Stiep

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.