Imprensa

Especialista destaca as vantagens do uso de medicamentos homeopáticos para tratamento da dengue
A responsável técnica da farmácia Flora, Maria Amélia Vieira, afirma que além de serem usados para o tratamento da doença, os homeopáticos são bastante eficazes como forma de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada dez cidades brasileiras apresentaram este ano índices de epidemia de dengue. Até o final do mês passado já tinham sido registrados no Brasil mais de 745 mil casos, a maior parte deles na região Sudeste. Na Bahia, foram registrados aproximadamente 30 mil casos suspeitos de dengue.
 
Segundo a responsável técnica da farmácia Flora, Maria Amélia Vieira, uma excelente alternativa para o tratamento da dengue são os remédios homeopáticos. Ela afirma que embora a homeopatia seja usada classicamente para tratar as características de cada indivíduo, existem abordagens voltadas para os sintomas e características de cada patologia. “Já encontramos no comércio devidamente liberados pelo Ministério da Saúde medicamentos que atendem a essa necessidade, como também existem fórmulas que podem ser manipuladas em farmácias devidamente habilitadas”, afirma.
 
Normalmente são indicados para o tratamento da dengue, remédios industrializados como dipirona e paracetamol. Mas Maria Amélia diz que realizar o tratamento com medicamentos homeopáticos é muito mais vantajoso, pois eles não apresentam efeitos colaterais e contra indicações.
 
Outra vantagem dos remédios homeopáticos, citada por Maria Amélia, é que além de serem usados no tratamento das doenças, eles também funcionam como forma de prevenção. “Todo remédio homeopático atua estimulando o sistema imunológico, por isso pode ser utilizado em qualquer fase do processo”, ressalta a especialista.
 
Além da dengue, recentemente foram diagnosticadas no Brasil mais duas doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti: a Febre Chikungunya, que possui sintomas semelhantes ao da dengue acrescidos de inflamação nas articulações e o Zika Vírus e que tem como sintomas febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular.
 
A especialista afirma que apesar de serem doenças descobertas recentemente – o Zika Vírus foi identificado pela primeira vez no final de abril deste ano por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – elas também podem ser tratadas com os medicamentos homeopáticos que são usados no tratamento da dengue.
 
 
 
SOBRE A FLORA

Localizada em Salvador, a Flora é uma farmácia magistral, que produz e comercializa produtos e serviços que promovem a saúde e o bem estar. Os principais produtos são: formulações Alopáticas, Homeopáticas, Fitoterápicas, Ortomoleculares, Dermatológicas, Odontológicas e Nutracêuticas, Florais, Produtos naturais e Cosméticos.
 
A orientação farmacêutica é um dos grandes diferenciais da Flora, que oferece atendimento personalizado aos clientes. A Flora obedece rigorosamente às boas práticas de manipulação em farmácia, com o objetivo de assegurar a excelência e a eficácia do medicamento.