Estácio promove II Semana de Sustentabilidade
Cerca de 60 campi da Instituição participarão do evento, promovendo palestras, oficinas, ações culturais e diversos atendimentos nas áreas de saúde, direito, entre outros. Em Salvador, as atividades começam na próxima terça-feira (16), com ações nos dois Campi, promovida pelos alunos de diferentes cursos e parceiros

A Estácio vai realizar, de 15 a 20 de setembro, a II Semana de Sustentabilidade, com mais de 340 atividades gratuitas para a população em 20 estados e no Distrito Federal. Cerca de 60 campi da instituição participarão do evento promovendo palestras, oficinas, ações culturais e diversos atendimentos para a população local. Em Salvador, as atividades acontecem nos dias 16, 17 e 20 de setembro, envolvendo os cursos de Direito, Serviço Social, Administração, Logística, Recursos Humanos, Gastronomia, Estética e Cosmética, Enfermagem, Nutrição e Gestão Ambiental.

Este é o segundo ano consecutivo que a Estácio promove, durante uma semana inteira, ações de sustentabilidade e responsabilidade social em todo o país. O objetivo é informar, não só os alunos, mas também os colaboradores e a comunidade sobre o consumo consciente de água e energia, coleta de resíduos, doação de alimentos, descarte de eletrônicos, plantio de árvores, além de prestar serviços à comunidade nas áreas da saúde, nutrição, jurídica, entre outros.

“Queremos despertar em nossos alunos o conceito da sustentabilidade de uma maneira mais ampla. Ter uma postura sustentável significa também ter atitudes cidadãs, desde promover a carona solidária – para evitar o excesso de carros na rua – até não colar numa prova. Não temos como ‘salvar o planeta’ se não conseguimos resolver questões mais simples no nosso dia a dia”, disse o gerente de Sustentabilidade da Estácio, Luiz Antonio Gaulia.

Campus Fratelli Vita

Na terça-feira (16), a Estácio FIB realiza o Dia da Responsabilidade Social voltado à Comunidade Itapajipana, que acontece das 8h às 17h, no campus Fratelli Vita (Calçada), e contará com atividades e diversos atendimentos nas áreas de saúde, direito, entre outros, prestados de forma gratuita à população local, que em contrapartida participará do projeto levando um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão doados à Casa de Repouso Bom Jesus.

Serão oferecidos serviços como: aferição de pressão arterial; massagem e higienização facial; orientação profissional; e consultoria jurídica. O Sistema Nacional de Empregos da Bahia (SINE) participará do evento, realizando a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho.

A Coelba também participa da ação com a Van Coelba, disponibilizando serviços de troca de lâmpadas, religação, mediação, negociação e ligações novas. O projeto irá contar com profissionais de saúde, que realizarão orientação sexual e distribuição de camisinhas, além de testes e aconselhamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Parceira do projeto, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) disponibilizará um posto para coleta de sangue dos voluntários e participantes do evento.

Campus Gilberto Gil

Terça-feira (16) é dia de: avaliação nutricional para adultos, das 8h às 12h, no Consultório de Nutrição; orientação de carreira, das 9h às 18h, no Espaço E3; e consultoria jurídica, das 8h às 20h, no Balcão de Justiça do Núcleo de Práticas Jurídicas.

Quarta-feira (17) haverá: uma campanha de vacinação contra gripe e tétano, das 8h às 20h, na Área de Convivência do piso S2; avaliação nutricional para crianças, das 8h às 12h, no Consultório de Nutrição; palestra sobre o “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, das 14h às 16h, no Laboratório A&B; e consultoria jurídica, das 8h às 17h, no Balcão de Justiça do Núcleo de Práticas Jurídicas.

A semana de eventos tem encerramento no dia 20, com a atividade de Logística Solidária, que será realizada no Auditório do piso G1, das 8h às 12h.

Semana de Sustentabilidade

Para a coordenadora do Núcleo de Extensão, Cristiane Barreto, esses eventos confirmam a missão da Estácio de Educar para Transformar. “Este evento é uma oportunidade prática dos nossos alunos serem agentes de mudança em suas comunidades, a partir da difusão do conhecimento”, destaca.

As atividades são coordenadas pelo Núcleo de Extensão, através das professoras Celinara Cristal e Cristiane Barreto, e os coordenadores acadêmicos dos cursos acima citados. A II Semana de Sustentabilidade integra a 10ª campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que mantém o selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido à Estácio.