Imprensa

Aumento de desempenho e durabilidade para revestimentos são os destaques da Dow na TeCobI
Empresa destaca lançamentos e produtos versáteis desenvolvidos para impermeabilização de lajes, telhados e telhas

 
Durante a segunda edição da TeCobI Expo, única feira exclusivamente voltada ao setor de telhados, coberturas e impermeabilização na América Latina, que acontece de 20 a 22 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a Dow apresentará no congresso do evento lançamentos e conceitos para impermeabilizantes que promovem aumento do desempenho, durabilidade e, consequentemente mais sustentabilidade ao produto final. A empresa, que investe a cada ano US$ 1,7 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento, destacará as soluções que suas áreas de Construção e Controle Microbiano oferecem para o setor.

Detentora de um completo portfólio de aditivos e especialidades, tais como éteres de celulose, polímeros redispersíveis e emulsões base água para as mais diversas aplicações, a Dow destacará as tendências e lançamentos para três segmentos: membranas impermeabilizantes base acrílica para telhados e lajes; membranas cimentícias para impermeabilização de lajes, banheiros e reservatórios de água; e soluções base acrílica para proteção de telhas de concreto e cerâmica. Para todas essas aplicações, a empresa apontará também as tecnologias para controle microbiano que são oferecidas ao mercado.

Entre os lançamentos está uma nova emulsão 100% acrílica para aplicação em membranas líquidas e cimentícias bicomponentes. “A versatilidade é a característica mais relevante deste produto que estamos trazendo para os clientes”, adianta Ana Claudia Barboza, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Serviços Técnicos da Dow Construction Chemicals para a América Latina.

Além dessa emulsão, a empresa destacará outras soluções que foram desenvolvidas para suprir as tendências do setor. São elas:

Primal RT 4040 (lançamento): revestimento 100% acrílico base água, pronto para a aplicação, que promove maior durabilidade e proteção a superfícies e telhas de concreto, telhas cerâmicas, e telhas e painéis em fibrocimento. O conceito pronto para uso é principalmente interessante para fabricantes de telhas, pois elimina etapas de formulação, aumentando a eficiência em seu processo produtivo.

Primal AS 8012 (lançamento): emulsão estireno acrílica para membranas cimentícias flexíveis bicomponentes livre de alquilfenol etoxilado (APEO free), de formaldeído e de amônia que se caracteriza por ser amigável ao meio ambiente.

Primal AS8000 e AS7000: emulsões acrílicas para formulação de membranas cimentícias bicomponentes com alta resistência mecânica. Cada produto é indicado para aplicações com diferentes necessidades em termos de flexibilidade e adequação à movimentação das estruturas.

Controle microbiano

Um valor importante que o portfólio da Dow agrega aos impermeabilizantes são as tecnologias mais sustentáveis e eficientes para controle de mofo, algas e bactérias. E como forma de garantir o melhor desempenho, a empresa oferece aos clientes o selo de performance Bio-Pruf™ como uma ferramenta de diferenciação para os revestimentos. Trata-se de uma tecnologia antimicrobiana que possui propriedades para oferecer tripla proteção para pisos, paredes e telhados, que é biodegradável e que emite baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC).

Uma vez que os produtos de controle microbiano potencializam o desempenho das soluções que contribuem para o aumento da durabilidade de telhados e coberturas, também serão destacadas na TeCobI as linhas de preservantes da Dow Microbial Control:

Rozone™ - aditivo líquido com baixa toxidade e reduzida suscetibilidade à lixiviação por intempéries como chuva ou maresia. Uma vez que o produto não migra para o ambiente, ele pode ser aplicado em pequena dosagem na formulação e ao mesmo tempo aumentar a efetividade do impermeabilizante. Permite, ainda, a aplicação da tinta sobre a parede mesmo quando há mofo, sem a necessidade de raspagem.

Amical 48™ - fungicida em pó incorporado facilmente em produtos sólidos, rejuntes e membranas, que minimiza a exposição de aplicadores e oferece alta eficiência. Sua aplicação exige baixa dosagem nas formulações de impermeabilizantes.

Conferências

A programação da TeCobI inclui um programa de conferências no qual a Dow manterá uma sala exclusiva com enfoque na proteção e impermeabilização. “Teremos no mesmo espaço estudos de caso e temas diversificados que esclarecerão muitas possibilidades de desempenho do nosso portfólio. Vamos reunir essas tecnologias e aplicações de forma bastante integrada”, declara Vanessa Grossi, Gerente de Marketing de Produto da Dow Construction Chemicals para a América Latina.

Neste espaço de discussão a Dow abordará temas atuais e relevantes para o mercado como:

Tendências e desafios em impermeabilizantes acrílicos. Membrana monocomponente base acrílica, regulamentação no Brasil, normas e padrão de qualidade, aumento do desempenho e durabilidade desses materiais.

Telhado Branco como oportunidade de diferenciação. Diferenças entre telhado branco e impermeabilizante.

AGENDA Dow na TeCobI – 21/05

10h | Apresentação Institucional Dow Microbial – David Suarez, Gerente de Marketing da Dow Microbial Control para a América Latina

10h30 | Apresentação Institucional Dow Construction Chemicals – Ana Claudia Barboza, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Serviços Técnicos da Dow Construction Chemicals para a América Latina

11h | Soluções base acrílica para proteção e durabilidade de Telhas de Concreto, Fibro Cimento e Cerâmica – Eduardo Cruz, especialista da Dow Construction Chemicals e Débora Takahashi, especialista da Dow Microbial Control

12h30 | Almoço

14h30 | Membranas Cimentícias em impermeabilização de lajes, banheiros e reservatórios de água - Moises Freitas, especialista da Dow Construction Chemicals

15h30 | Tendências e desafios em impermeabilizantes acrílicos e telhados brancos como oportunidade de diferenciação - Moises Freitas, especialista da Dow Construction Chemicals e Débora Takahashi, especialista da Dow Microbial Control

17h | Biocidas para controle de mofo, bactérias e algas em impermeabilizantes e estudos de caso - Débora Takahashi, especialista da Dow Microbial Control

TeCobI Expo 2014 – Feira de Telhados, Coberturas e Impermeabiliação – 2ª edição

Data: 20 a 22 de Maio de 2014

Local: Transamérica Expo Center (São Paulo-SP)

www.tecobiexpo.com.br