Imprensa

Boa notícia no aniversário de Bertioga: água ultrafiltrada para a população
Tecnologia avançada da Dow para o tratamento de água começa a ser instalada em Estação de Tratamento da Sabesp no município

A falta de água, ou de água limpa nos canos e torneiras aumenta enormemente o risco de epidemias e doenças e afeta a qualidade de vida da população. O baixo nível dos reservatórios chamou a atenção para o problema, mas a cidade de Bertioga, que faz aniversário em maio, ganhará uma nova tecnologia de tratamento para melhorar a qualidade da água que consome.

Entre os projetos de modernização dos sistemas de tratamento, a Dow Water & Process Solutions será parceira da Sabesp na instalação da primeira planta de tecnologia avançada para tratamento de água de superfície para consumo humano na América Latina, que entrará em operação no município em 2014. O projeto faz parte de um programa de investimentos da Sabesp para geração de água ultrafiltrada e ultrassaudável para a população.

A Estação de Tratamento de Água - ETA São Lourenço utilizará a tecnologia de Ultrafiltração que possui capacidade de remover 99,99% de patógenos e outros contaminantes da água, que podem trazer sérios riscos ao consumidor. Os módulos de Ultrafiltração IntegraPac™  estarão instalados e prontos para começar a operação no segundo semestre do ano com capacidade de produção de 90 m³/h de água e beneficiarão uma população de 10 mil habitantes no bairro de São Lourenço, oferecendo água potável em condições adequadas para o consumo humano. A ETA São Lourenço faz parte de um programa de infraestrutura liderado pela construtora Phoenix que é a atual responsável pela administração da ETA, mas irá transicionar essa responsabilidade para a Sabesp assim que a operação começar no segundo semestre do ano. Já a responsável pela instalação do novo sistema é a empresa de engenharia Tec Water.

IntegraPac™ é um módulo de ultrafiltração desenvolvido para oferecer uma solução compacta, modular e de design simplificado para o tratamento de água. Trata-se de um produto de fácil instalação e pronto para ser montado, que possui desempenho e qualidade comprovados, além de uma longa lista de instalações em todo o mundo.

Além disso, a associação da membrana baseada em PVDF e o sentido de filtração de fora para dentro permitem que o IntegraPac™ apresente maior capacidade de limpeza, baixo consumo de químicos, elevada recuperação do sistema, combinação superior de propriedades mecânicas e resistência química. São soluções de alto padrão para aplicações de pré-tratamento para Osmose Reversa, produção de água potável e tratamento de águas residuais.

Outro projeto que faz parte do programa é a expansão da ETA Itapanhaú, em Indaiá, ainda no município de Bertioga, para qual a Dow também fornecerá skids Ultrafiltração IntegraPac™. Com investimento similar ao que seria preciso para uso de tecnologias convencionais, a planta terá sua capacidade de produção aumentada em 100 L/s (8.640.000 L/dia), com um custo de operação muito menor e redução do espaço utilizado para a operação, o que representa menos impacto ao meio ambiente. A instalação do sistema será realizada pela empresa de engenharia ENFiL Tecnologia Ambiental.

As tecnologias da Dow estão detalhadas no site: www.dowbrasil.com/agua