Baiano de Kart conhece seus campeões
As provas foram realizadas no Kartódromo Ayrton Senna

O Campeonato Baiano de Kart realizou neste domingo (15) a grande final da temporada 2013 com um verdadeiro show dois pilotos, as provas foram realizadas no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. Cerca de 30 pilotos participaram da rodada dupla que definiu os campeões do kartismo baiano. As emoções da grande final do Campeonato Baiano de Kart começaram ainda no sábado (14), pela manhã e à tarde, com os treinos livres.

No domingo, foram seis baterias de pura adrenalina, começando pelos garotos da Cadete (para pilotos de 6 a 11 anos). Na primeira bateria, Diogo Andrade foi pole e não teve dificuldades para manter a dianteira, seguido por Carlos Kauan e Juan Manuel. Mas na segunda, Juan, que teve falha no motor na bateria anterior, conseguiu a pole e sobrou na pista. Ele chegou em primeiro e ainda garantiu o título baiano de sua categoria. Henrique Sampaio, o Rick, e Elias Ávila, completaram o pódio da última etapa.

As baterias da Super Kart 125cc (pilotos com idade a partir de 13 anos), que possui motores dois tempos e é a mais veloz do Baiano, trouxeram uma briga intensa pelas primeiras colocações desde a primeira volta, principalmente entre Victor Frias e Euvaldo Luz. Mas que se deu bem na primeira bateria foi Enzo Maiolino, que aproveitou um descuido dos oponentes e ultrapassou os dois adversários na mesma curva, arrancando aplausos de mecânicos e pilotos que estavam nos boxes, permanecendo com primeiro lugar, com Frias em segundo e Euvaldo em terceiro.

Na segunda bateria da Super, Victor conseguiu a pole e mesma com a pressão de Euvaldo, que chegou em segundo, manteve a primeira colocação e conquistou título. Maiolino chegou em terceiro. Frias acredita que este título veio coroar toda a dedicação que tivemos nesta temporada. “Eu e minha equipe treinamos todo final de semana. Perdemos a quinta temporada por um descuido, mas graças a Deus, fui mais concentrado para a segunda bateria e conquistamos a primeira colocação e o título”, comemora Frias. Ele dedicou o título à equipe, que trabalhou forte durante toda a temporada.

Na Sport 400, Franklin Maiolino confirmou o favoritismo e conquistou o terceiro título baiano consecutivo da categoria. Ele foi pole na primeira bateria, mas teve um problema no kart e acabou não pontuando. Vicente Iniesta venceu a etapa, Valdomiro Oliveira, em segundo, e Cassio Almeida, em terceiro, completaram o pódio. Na segunda bateria, Maiolino conseguiu mais uma vez a pole e, desta vez, não deixou escapar a primeira colocação que garantiu o tricampeonato.

Franklin dedicou a vitória a sua família e equipe, que contribuíram para mais um ano vitorioso em sua carreira. “Foi um campeonato muito difícil, por causa do excelente nível técnico dos pilotos. Esperamos que em 2014 consigamos manter esta pegada e quem sabe faturar o tetracampeonato”.

Na Sport 400B, Claudemir Betoni, o Paulista, conquistou o título em um final de semana quase perfeito, sendo pole nas duas baterias. Na primeira ele não conseguiu manter a dianteira e foi superado por Júlio Cesar, chegando em segundo, Sergio chegou em terceiro. Mas na segunda, não deu para os adversários e Betoni dominou de ponta a ponta, vencendo a bateria e o campeonato. Júlio Cesar, em segundo, e Cristiano Maia, em terceiro completaram o pódio.

Ele dedicou o título aos mecânicos e pilotos, que segundo ele, formam a sua segunda família. “Foi um título suado, tão disputado que houve momentos em que a diferença era de apenas um ponto para o segundo. Fico feliz por mais uma ano ao lado dos meus amigos”.

A Associação Bahiana de Karts (ABK) organiza a competição em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). O Campeonato Baiano de Kart tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia e do Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta.