Associação dos Amigos do Autista da Bahia inicia campanha para a construção da sede própria
Festival de Tortas, que acontece no domingo (10), no Quartel de Amaralina, das 16 às 20h, marca início da campanha

A Associação dos Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atende a 150 crianças e adolescentes de baixa renda, inicia uma campanha a fim de conseguir apoio para a construção da sede própria.

Fundada em 21 de março de 2003, a AMA-BA mantém uma escola especializada para atender às necessidades específicas dos autistas. Todo o trabalho é realizado em um casarão alugado, localizado no bairro de Patamares, cujo contrato vai expirar no final do próximo ano. O trabalho pedagógico é realizado por equipe especializada, com apoio da Secretaria de Educação do Estado e do Município.

A Prefeitura de Salvador cedeu um terreno à instituição em setembro de 2008, no bairro do STIEP. “Ainda não iniciamos a construção devido à falta de recursos, precisamos de apoio e ajuda financeira para construir, porque se a sede não estiver pronta até o final do próximo ano, vamos perder o terreno”, afirma a presidente da AMA, Rita Valéria Brasil. A Prefeitura deu um prazo de cinco anos para iniciar a construção.

O projeto arquitetônico da nova sede está pronto. Foi cedido voluntariamente pela arquiteta Milena Bittencourt Chastinet, diretora técnica da Chastinet Arquitetura e Urbanismo LTDA. A novo estrutura vai permitir a ampliação do atendimento. Hoje, há uma fila de espera de aproximadamente 300 crianças.

O novo projeto contempla um núcleo de intervenção precoce; núcleo de apoio às escoas regulares; centro educacional especializado; núcleo ocupacional e profissionalizante para adolescentes e adultos; loja para comercialização de produtos da marca; marcenaria e ecoterapia.

“Estamos trabalhando firme e sonhando com a construção de nossa sede, que permitirá o atendimento para cerca de 300 crianças, adolescentes e adultos com síndrome de autismo”, esclarece Rita.

Na sede própria a AMA vai disponibilizar maior oferta de serviços: apoio à inclusão nas escolas regulares; fonoaudiologia; fisioterapia; terapia ocupacional; diagnóstico; intervenção precoce; profissionalização para os autistas; apoio, suporte terapêutico e informativo aos familiares. Para os profissionais que atuam na área e a comunidade acadêmica a instituição vai ofertar campo de observação e estágio; cursos; seminários e palestras.

Festival de Tortas com atrações culturais

A fim de marcar o início da campanha para a construção da sede, a AMA-BA promove o Festival de Tortas, no próximo domingo (10.11), de 16h às 20h, no Quartel de Amaralina, Orla de Salvador. A programação cultural inclui apresentações dos grupos Janela Brasileira, O Choro do Uirapuru e trio As Fuxiqueiras. Os ingressos custam R$ 20,00.

Um dos símbolos da campanha será uma árvore de Natal, onde serão pendurados bloquinhos em vez de bolas natalinas. “As pessoas serão convidadas a retirar os blocos da árvore, que simbolizam nossa construção, onde imprimiremos o número da conta da instituição, para doações voluntárias”, explica Rita.

Festival de Tortas da AMA-BA
Quartel de Amaralina
Domingo (10.11), das 16h às 20h.
Ingressos: R$ 20,00.
Telefone: 3363-4463.