Imprensa

Rallye do Batom chega à maioridade e bate asas para o Nordeste
Em 2014, a prova será realizada em Aracaju, Maceió, Recife e Salvador

Maior prova de regularidade do País, o Rallye do Batom chega à maioridade em 2013 e na próxima edição, em 2014, vai ampliar horizontes chegando a quatro estados. A 21ª edição da competição mais charmosa do automobilismo da Bahia ocorreu hoje (28), com largada às 9h, no Jardim dos Namorados, em Salvador, e chegada no Hotel Catussaba, em Stella Maris.

Antes de revelar os ganhadores da prova, a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Selma Morais, anunciou que no próximo ano vai realizar o Rallye do Batom Nordeste, com a primeira prova acontecendo em Sergipe (Aracaju), a segunda em Maceió (Alagoas), a terceira em Recife (Pernambuco) e a última prova em Salvador (Bahia).

“Quando o filho chega à maioridade, ele bate as asas, sai de casa e voa, assim será com esta prova, que nasceu na Bahia para que as mulheres baianas desfrutassem da aventura do automobilismo”,
afirma Selma, idealizadora do Rallye.

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, afirmou que apoia de forma irrestrita a iniciativa de regionalização do Rallye do Batom. “Em 40 anos de automobilismo, nunca vi uma prova tão organizada, com tamanha participação. Chegar a todos os estados do Nordeste, até atingir o status de prova nacional, é uma questão de tempo”, opina.

As provas serão realizadas de forma independente, mas os ganhadores das competições em Aracaju, Maceió e Recife vão participar da última prova, em Salvador, para disputar prêmios especiais. De acordo com Selma Morais, a estreia do Rallye do Batom Nordeste será em quatro estados, mas a ideia é chegar em novas praças, gradativamente.

O presidente da Federação Alagoana de Automobilismo (FAA), Jeferson Cavalcanti, que participou pela primeira vez do Rallye do Batom, ficou tão entusiasmado que declarou “apoiar em gênero, número e grau a regionalização da prova”. Ele fez vários elogios aos detalhes da prova: local de largada, trilha, participação e animação dos competidores. “Levar essa prova para nosso estado, era tudo que precisávamos para dar maior fôlego ao automobilismo alagoano”, afirma Cavalcanti.

O presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA), Waldner Bernardo, também está entusiasmado com a regionalização da prova. “A Bahia é maravilhosa, mas uma competição como esta não pode ficar restrita a apenas um estado, então chegou a hora de alargar horizontes”, afirma. Ele não tem dúvidas de que o Rallye do Batom em Pernambuco será um sucesso.

A prova foi idealizada pela jornalista Selma Morais, que ao fazer cobertura de rallyes de regularidade, percebeu que não havia presença feminina nas competições. Então resolveu criar uma prova onde elas fossem as protagonistas, contando com o apoio do Salvador Rally Clube.

“Lembro que na primeira edição 90% dos competidores eram homens vestidos de mulher, foi muito engraçado, não conseguimos atingir o objetivo”, conta a idealizadora, que no ano seguinte tratou de criar regras que garantissem a participação das competidoras. Hoje a competição possui duas categorias exclusivamente femininas, a Batom 4x4 e 4x2, algo impensável para a época.

A prova

A competição começou com as competidoras das categorias Graduados, Turismo e Expedition e Batom 4x4, que vão percorrer uma mesma trilha. Na sequência partem para a aventura os competidores das categorias Convidados, Batom 4x2 e Turismo 4x2.

A planilha teve duração estimada de quatro horas e meia, com um percurso aproximado de 130 km, passando pelas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.

Como em edições anteriores, foram utilizadas duas planilhas: uma para carros 4x4 e outra para 4x2. A primeira promete mais adrenalina, pois exige melhor desempenho do automóvel e da dupla em trechos fora de estrada.

Aproximadamente 600 pessoas participaram como competidoras da 21ª Edição do Rallye do Batom. As duplas inscritas arrecadaram cerca de oito toneladas de alimentos não-perecíveis, a serem doadas a quatro instituições filantrópicas. O evento faz parte do calendário da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

A 21ª Edição do Rallye do Batom teve o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), FazAtleta e a Petrobahia, a empresa que mais patrocina o esporte baiano. Esses são os patrocinadores master do evento. Também apoiam o evento o Catussaba Resort Hotel, o Shopping Bela Vista, a Prefeitura Municipal de Salvador, a Chevrolet, a Zoom Imagens e a Rádio A TARDE FM.

Resultado

GRADUADO 4X4
1º Danilo A. P. Rêgo e Solange A. P. Rêgo com 1285 pontos
Antonio C. S. Brandão e Maria Y. Brandão 1534
Juliana Tamagnoni e Claudio L. P. Benevides 4561

TURISMO 4X4
David Gomes Teixeira e Denia C. da S. Bahia 5724
Luiz Augusto Gonçalves e Jeane B. G. Gonçalves 25166
Clodoaldo G. de Almeida e Micheline L. Orsi 128566

EXPEDITION 4X4 SEM EQUIPAMENTO
Gilson Almeida e Soraya Andrade 14733
Marcio B.de Carvalho e Luciana B.de Carvalho 18045
Daniela Cardodo N. Lopes e Marcelo S. Lopes 21701

BATOM 4X4 SEM EQUIPAMENTO
Elizabete R. Magalhães e Viviane R. Magalhães 8062
Fabiana Aragão e Patricia Pitombo 12480
Lilian Carlos de Almeida e Geisa F.de Araujo Lima 185977

BATOM 4X2 SEM EQUIPAMENTO
Raissa S. de S. Lima e Adriana Bastos da Silva 4848
Leticia L. Ceolin e Cleidiane A. Biasutti 7630
Rosangela Vasc. Almeida e Simone Sampaio 15655

TURISMO LIGHT 4X2 SEM EQUIPAMENTO
Tiago Bamberg Tude e Marina M. F. M. Pires 994
Iara Andrade e Walter Sá 1505
Alexandre V. Martins e Verena Nunes Martins 1821

CONVIDADOS 4X2 SEM EQUIPAMENTOS
1º Joana Andrade Soares e André R. Soares 1015
Antônio Meira Jr. e Gabriela Cruz 1919
Erika Morais e Rafaela Bonfim 8505