Bahia é destaque no ranking das ‘PMEs que mais crescem 2013’
São baianas, dez das 27 empresas nordestinas que aparecem no ranking das organizações com maior aumento de receita líquida nos últimos três anos

A Bahia é destaque na 8ª edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem”, realizada pela Deloitte - uma das maiores organizações de consultoria e auditoria do mundo - em parceria com a revista Exame PME. Este ano dez empresas baianas aparecem no ranking das 250 organizações que registraram maior aumento de receita líquida ao longo dos últimos três anos (2010, 2011, 2012).

As organizações são, majoritariamente, de controle familiar (73%), seguidas pelas de controle pulverizado (20%). Os setores de atuação mais representativos são o de TI, informática e internet (29%), serviços especializados (13%) e prestação de serviços (10%).

Destaque Regional

No ranking das 10 PMEs que mais crescem na região Nordeste do Brasil três são empresas baianas: Natulab Laboratório (2ª colocada), Qualidados Engenharia (4ª) e N&A (8ª). Pernambuco aparece com cinco destaques e Alagoas com um. As empresas de melhor desempenho foram incluídas em um ranking publicado na revista Exame PME.

Além de apontar o ranking das PMEs que mais expandem seus negócios no País, o estudo identifica o que determina a eficiência nos novos tempos da economia.

Como pertencem ao grupo que expande seus negócios com maior velocidade, as visões dessas empresas que compõem o ranking das 250 PMEs que mais crescem podem, sem dúvida, servir de parâmetro de eficiência para todas as pequenas e médias empresas do mercado brasileiro.

Todas as empresas são de origem brasileira e a maior concentração está na Região Sudeste (61%) e Sul (21%), com destaque para o Estado de São Paulo, onde 43,2% das empresas do ranking estão sediadas.

Sobre a Deloitte

A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria, Consultoria Tributária, Corporate Finance e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 150 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus cerca de 5.000 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto e Salvador.

“Deloitte” refere-se à sociedade limitada estabelecida no Reino Unido “Deloitte Touche Tohmatsu Limited” e sua rede de firmas-membros, cada qual constituindo uma pessoa jurídica independente. Acesse www.deloitte.com/about para uma descrição detalhada da estrutura jurídica da Deloitte Touche Tohmatsu Limited e de suas firmas-membros.